Siga os Arautos:

Procurar no site

Posts recentes

Comentários

Arquivos

Categorias

Meta

Sete Domingos em honra de São José ou Coroa das Sete Dores e dos Sete Gozos de São José

sao_jose

 

Oração preparatória

 

D eus e Senhor meu, em Quem creio e espero e a Quem amo sobre todas as coisas, entre a multidão de meus pecados me confundo, e com sincero arrependimento peço-Vos perdão e clemência.

 

Pesa-me de Vos ter ofendido, e proponho, com a vossa Divina Graça, nunca mais tornar a Vos ofender. Tende piedade de mim, Senhor. Escutai os meus rogos e não permitais que eu me separe de Vós.

 

E vós, bondoso São José, intercedei por mim para que Jesus perdoe os meus pecados e derrame sobre minha alma os tesouros de sua Santa Graça para que eu possa fazer, com fruto, os Sete Domingos, em vossa honra e bem de minha alma.

 

Lembrai-vos, meu doce protetor, que ne­nhum dos que têm implorado vosso auxílio tem ficado sem consolo. Animado desta confiança, venho à vossa presença neste dia, suplicando-vos as graças de que necessito e que espero conseguir de Jesus e Maria. Amém.

 

Orações para cada domingo

 

I Domingo

 

Ó Esposo puríssimo de Maria Santíssima, glo­rioso São José, assim como foi grande a amar­gura de vosso coração na perplexidade de aban­donardes a vossa castíssima Esposa, assim foi indizível a vossa alegria quando pelo Anjo vos foi revelado o soberano mistério da En­car­nação.
Por esta Dor e por este Gozo, vos pedimos a graça de consolardes agora e nas ex­tre­mas do­res, nossa alma, com a alegria de uma vida justa e de uma santa morte semelhante à vossa, assistidos por Jesus e por Maria.
Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.
São José, rogai por nós.

 

II Domingo

 

Ó felicíssimo Patriarca, glorioso São José, que fostes escolhido como Pai adotivo do Verbo hu­manado, a Dor que sentistes ao ver nascer em tanta pobreza o Deus Menino, se vos mudou em júbilo celeste ao ouvirdes a angélica harmonia e ao contemplardes a glória daquela brilhantíssima noite. Por esta Dor e por este Gozo, vos suplicamos a graça de nos alcançardes que, depois da jornada desta vida, passemos a ouvir os angélicos louvores e a gozar os resplendores da glória celeste.

 

Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.
São José, sustentador do Filho de Deus, rogai por nós.

 

III Domingo

 

Ó obedientíssimo das divinas Leis, glorioso São José, o sangue preciosíssimo que na Cir­cun­cisão derramou o Redentor-Menino vos trespassou o coração, mas o nome de Jesus vo-lo reanimou, enchendo-o de contentamento. Por esta Dor e por este Gozo, alcançai-nos viver sem pecado, a fim de expirar cheios de júbilo, com o nome de Jesus no coração e nos lábios.

 

Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.
São José obedientíssimo, rogai por nós.

 

IV Domingo

 

Ó fidelíssimo Santo, glorioso São José, que tam­bém tivestes parte nos mistérios de nossa redenção, se a profecia de Simeão a respeito do que Jesus e Maria teriam de padecer vos causou mortal angústia, também vos encheu de sumo Gozo pela salvação e gloriosa Ressurreição que, como igualmente predisse, teria de resultar pa­ra inumeráveis almas. Por esta Dor e por este Gozo, obtende-nos que sejamos do número daqueles que, pelos mé­ri­tos de Jesus e pela intercessão da San­tís­sima Vir­gem sua Mãe, hão de ressuscitar glorio­sa­mente.

 

Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.
São José fidelíssimo, rogai por nós.

 

V Domingo

 

Ó vigilantíssimo custódio, íntimo familiar do Filho de Deus Encarnado, glorioso São José, quanto sofrestes para alimentar e servir o Filho do Altíssimo, particularmente na fuga com Ele para o Egito! Mas qual não foi também vosso Gozo por terdes sempre convosco o mesmo Deus e por verdes cair por terra os ídolos egípcios! Por esta Dor e por este Gozo, alcançai-nos que, afastando para longe de nós o infernal tirano, especialmente com a fuga das ocasiões peri­gosas, sejam derrubados de nossos corações to­dos os ídolos dos afetos terrenos, e que, inteiramente dedicados ao serviço de Jesus e de Ma­ria, para Eles somente vivamos e na alegria de seu amor expiremos.

 

Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.
São José castíssimo, rogai por nós.

 

VI Domingo

 

Ó anjo da Terra, glorioso São José, que cheio de pasmo vistes o Rei do Céu submisso a vossos mandados, se a vossa consolação, ao reconduzi-Lo do Egito, foi turbada pelo temor de Ar­que­lau, filho de Herodes, contudo, sossegado pelo Anjo, permanecestes alegre em Nazaré com Je­sus e Maria. Por esta Dor e por este Gozo, alcançai-nos a graça de desterrar do nosso coração todo temor nocivo, de gozar a paz de consciência, de viver seguros com Jesus e Maria, e também de morrer assistidos por Eles.

 

Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.
São José, casto guarda da Virgem, rogai por nós.

 

VII Domingo

 

Ó exemplar de toda a santidade, glorioso São José, perdestes sem culpa o Menino Jesus, e para maior angústia houvestes de buscá-Lo por três dias, até que, com sumo júbilo, gozas­tes do que era a vossa vida, achando-O no Templo en­tre os doutores. Por esta Dor e por este Gozo, vos suplicamos, com o coração nos lábios, que interponhais o vosso valimento para que nunca nos suceda perder a Jesus por culpa grave. Mas, se por desgraça O perdermos, com tão intensa dor O procuremos, que O achemos favorável, especialmente em nossa morte, para podermos glorificá-Lo no Céu e lá cantarmos eternamente suas divi­nas misericórdias.

 

Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.
São José fortíssimo, rogai por nós.

 

Oração final

 

Ó Deus, que por vossa inefável providência Vos dignastes escolher o bem-aventurado São José para Esposo de vossa Mãe Santíssima, concedei-nos, nós Vo-lo pedimos, que venerando-o aqui na Terra como protetor, mereçamos tê-lo no Céu como nosso intercessor. Vós que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos. Amém.

Comentários estão fechados.