Oração ao Anjo da Guarda
Santo, Santo, Santo, Senhor Deus do Universo. O Céu e a Terra proclamam a vossa glória.
Ajoelhados perante a vossa Majestade, Vos agradecemos, ó Deus, terdes colocado ao nosso lado um Companheiro celeste, que nos conduz segundo a vossa vontade, nos guia para honra vossa e nos manifesta o vosso amor.
Prometemos aqui, na vossa presença, amar este nosso companheiro como um irmão e obedecer-lhe, quando ele falar à nossa consciência. Ele há de conduzir-nos com segurança à Pátria celestial.
Senhor Jesus Cristo, Salvador nosso, tomai a minha mão e colocai-a na mão do meu Anjo, traçando sobre elas o sinal da redenção como bênção para a nossa salvação.
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
(Transcrita de Devo narrar minha vida, autobiografia de Cecy Cony, preparada pelo Pe. João Batista Reus, SJ)
(Revista Arautos do Evangelho, Set/2005, n. 45, p. 2)
Oração a Nossa Senhora Aparecida
Maria! Eu Vos saúdo e Vos digo "Ave" neste santuário, onde a Igreja do Brasil Vos ama, Vos venera e Vos invoca como Aparecida, como revelada e dada particularmente a ele! Como sua Mãe e Padroeira! Como Medianeira e Advogada junto ao Filho de quem sois Mãe! Como modelo de todas as almas possuidoras da verdadeira sabedoria e, ao mesmo tempo, da simplicidade da criança e daquela entranhada confiança que supera toda fraqueza e sofrimento!
Quero confiar-Vos de modo particular, este Povo e esta Igreja, todo este Brasil, grande e hospitaleiro, todos os vossos filhos e filhas, com todos os seu problemas e angústias, trabalhos e alegrias. Quero fazê-lo como Sucessor de Pedro e Pastor da Igreja universal, entrando nesta herança de veneração e amor, de dedicação e confiança que, desde séculos, fez parte da Igreja do Brasil e de quantos a formam, sem olhar as diferenças de origem, raça ou posição social, e onde quer que habitem neste imenso país.
(Excerto da oração de João Paulo II durante a cerimônia de dedicação da Basílica Nacional de Nossa Senhora Aparecida)
(Revista Arautos do Evangelho, Jul/08, n. 79, p. 52)
Oração para pedir a boa morte
São José, meu amável protetor, que morrestes nos braços de Jesus e de Maria, socorrei-me em todas as necessidades e perigos da vida, mas principalmente na hora suprema, vindo suavizar minhas dores, enxugar minhas lágrimas, fechar suavemente meus olhos, enquanto pronunciar os dulcíssimos nomes: Jesus, Maria, José, salvai a minha alma! Amém.
Foto: Morte de São José (Capela de Nossa Senhora da Graça, Honfleurs, França)
(Revista Arautos do Evangelho, Março/2006, n. 51, p. 2)
Consagração ao Santíssimo nome de Jesus
Meu amável Jesus, para vos testemunhar meu reconhecimento, e em reparação das minhas infidelidades, dou-vos meu coração, consagro-me inteiramente a vós, e proponho com vossa graça nunca mais ofender-vos.
Eu (nome), para ser-vos grato, e para reparar minhas infidelidades, dou-vos meu coração, e inteiramente me consagro a vós, ó meu amável Jesus, e com o vosso auxílio proponho não pecar mais.
(Catecismo da Igreja Católica)