Oração para pedir remédio nas necessidades da Igreja
(Santa Teresa de Jesus)
Pai Santo, que estais nos Céus, não sois desagradecido para que pense eu que deixareis de fazer o que Vos suplicamos, para a honra de vosso Filho.
Não por nós, Senhor, que não o merecemos, mas pelo Sangue de vosso Filho e por seus merecimentos, e os de sua Mãe gloriosa, e os de tantos Mártires e Santos que morreram por Vós.
Ó Pai eterno! Vede que não se podem esquecer tantos açoites e injúrias e tão gravíssimos tormentos. Pois, Criador meu, como podem entranhas tão amorosas como as vossas sofrer que seja tido em tão pouca conta o que se fez com tão ardente amor de vosso Filho?
O mundo está pegando fogo, querem tornar a sentenciar a Cristo; pretendem demolir a sua Igreja: desmantelados os templos, perdidas tantas almas, abolidos os Sacramentos.
Pois que é isto, meu Senhor e meu Deus? Ou dai fim ao mundo, ou remediai tão gravíssimos males, que não há coração que o sofra, mesmo os nossos, que somos tão ruins.
Suplico-Vos, pois, Pai Eterno, que não o sofrais já Vós: atalhai este fogo, Senhor, pois se quereis, podeis; algum meio há de haver, Senhor meu: aplique-o vossa Majestade.
Tende pena de tantas almas que se perdem, e favorecei vossa Igreja. Não permitais ainda mais danos à Cristandade.
Senhor, dai já luz a estas trevas. Já, Senhor! Fazei que sossegue este mar; não ande sempre em tanta tempestade esta nave da Igreja. E salvai-nos, Senhor meu, que perecemos.